quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Análise ao sorteio da UEFA Champions League 2015/2016

Imagem retirada do facebook oficial do Sport Lisboa e Benfica
Não é propriamente fácil (na Liga dos Campeões nunca o é...), mas o Benfica pode estar feliz com o sorteio de hoje! 
Atlético de Madrid, Galatasaray e o estreante Astana foram as equipas que nos calharam em sorte e, sabendo de ante-mão que a ida ao Cazaquistão e os ambientes da Turquia e do Vincente Caldéron serão as nossas principais dificuldades, o Benfica depende apenas de si para se qualificar para os oitavos de final! 



O Atlético de Madrid dispensa apresentações! Uma equipa à imagem do seu treinador, muito aguerrida, que seria um bicho muito maior se esta fase fosse a eliminar! Tem jogadores de classe mundial como Griezmann ou Koke e um plantel que pouco se alterou desde o magnífico ano em que foi campeão espanhol e chegou à final da Liga dos Campeões! No entanto, sabendo que um "gigante" viria do Pote 2, o Atlético é dos "melhores".. Evitamos equipas muito fortes como o Real Madrid ou algum dos Manchester (City ou United) e o Atlético é uma equipa com a qual nos podemos bater! Não perder no Caldéron será sempre um bom resultado, podendo, inclusive jogar a última jornada na Luz contra o Atlético para decidir o primeiro lugar! Basta para isso não facilitar nos restantes jogos!


O Galatasaray foi a equipa vinda do Pote 3 e, ao contrário do que muito se têm dito, não é tão fácil como parece (também não é o gigante que os comentadores da RTP quiseram passar no directo). O ambiente no antigo Estádio Ali Sami Yen (actualmente Türk Telekom Arena) é dos mais complicados para os adversários no Mundo e será um jogo de alta tensão, quando o Benfica se deslocar à Turquia! No entanto, quando olhamos para as restantes equipas do Pote 3, e sabendo que o Galatasaray desta época não é o mesmo de épocas anteriores, acredito que foi um "bom sorteio".
Quanto à equipa, o mais mediático e, possivelmente o melhor jogador, é Wesley Sneidjer, um dos poucos que se mantém do enorme investimento que foi feito há uns anos atrás! Outros bons jogadores são o avançado Burak Yilmaz, o guardião uruguaio Fernando Muslera ou o defesa Semih Kaya! A principal transferência foi a chegada de Lukas Podolski, mas o Galatasaray está, indubitavelmente, mais fraco que em anos anteriores e o começo de época não tem sido nada bom!
Para o Benfica, é importante vencer na Luz e aguentar o ambiente em Istambul (o ambiente por si só não mete bolas na baliza!) para, no caso de não conseguir vencer, não perca! A passagem à próxima fase, mais do que com o Atlético, decidir-se-á com o Gala e, muito sinceramente, se olharmos para os dois plantéis temos de ser considerados favoritos! 



Para muitos, um perfeito desconhecido, o FC Astana é um clube com apenas 7 anos de história, mas que já conta com duas Taças do Cazaquistão e com um Campeonato Nacional no seu currículo! São os actuais campeões do país da Ásia Central que tem, pela primeira vez uma equipa na fase de grupos da Liga dos Campeões! É o culminar de um enorme investimento que tem sido levado a cabo pelo governo do Cazaquistão, principal financiador (através de um fundo governamental, o Samruk-Kasyna, ligado ao gás natural) do nosso adversário. O estádio, Astana Arena, com capacidade para 30000 pessoas é mesmo um dos mais modernos a nível mundial, o que revela o enorme investimento cazaq! O plantel do FC Astana é composto, na sua grande maioria, por jogadores do Cazaquistão, dos quais poucas informações possuo. No entanto, é uma equipa das mais acessíveis que poderiam ter calhado e o Benfica, apesar das dificuldades relacionadas com a deslocação longínqua (a mais longa de sempre na Champions - 10h de viagem, mais de 6000km) que terá de fazer, em finais de Novembro a um país com um fuso horário com 5 horas de diferença para Portugal, tem obrigação de vencer, quer fora, quer em casa, garantindo 6 pontos! 
No fundo, vencer o Astana não nos fará, por si só, passar à próxima fase, mas se não o fizermos mais longe estaremos da mesma! 

O Calendário dos jogos é o seguinte:
1ª Jornada (Terça, 15 de Setembro): Galatasaray - Atlético de Madrid; Benfica-Astana
2ª Jornada (Quarta, 30 de Setembro): Astana - Galatasaray; Atlético Madrid - Benfica
3ª Jornada (Quarta, 21 de Outubro): Atlético de Madrid - Astana; Galatasaray - Benfica
4ª Jornada (Terça, 3 de Novembro): Benfica - Galatasaray; Astana - Atlético de Madrid
5ª Jornada (Quarta, 25 de Novembro): Astana - Benfica; Atlético de Madrid - Galatasaray
6ª Jornada (Terça, 8 de Dezembro): Benfica - Atlético de Madrid; Galatasaray - Astana

Começar em casa e terminar em casa é sempre bom, sabendo que, receberemos sempre os adversários mais fortes depois de irmos às suas casas! A "dupla jornada" com o Gala vai ser decisiva, tal como a ida ao Cazaquistão numa altura em que já se deve fazer sentir o frio! Ainda por cima, o jogo será jogado num relvado sintético, ao qual os jogadores estão menos habituados!
Em suma, estou confiante que iremos seguir em frente! O mau início de época pode retirar um pouco da esperança, mas é um grupo ao nosso alcance e tivéssemos vencido o Arouca e na blogosfera benfiquista (muito deprimida desde o passado Domingo...) falar-se-ia que podíamos (como acredito que podemos) discutir o primeiro lugar com o Atlético! O tempo dirá. Primeiro há outros jogos, tais como o Moreirense, já este sábado onde precisamos de dar uma resposta de "bi-campeão" e voltar às vitórias! 

Saudações Gloriosas!

Sem comentários:

Enviar um comentário