sábado, 12 de setembro de 2015

Finalmente...

Pré-jogo: Nos momentos que antecederam o jogo da 4ª jornada da Liga NOS, ante um adversário que ainda estava invicto esta época e que vinha a jogar um futebol aguerrido e de qualidade realcei com um colega que me acompanhou ao estádio que o Benfica é que tinha de tornar o jogo fácil, porque senão ia sentir bastantes dificuldades. Já instalados no "nosso" estádio a primeira surpresa foi ao vermos o onze inicial do Belenenses a presença de todos anteriormente ligados ao Benfica e de que se falou que por "acordos verbais" não iriam jogar, exceptuando, claro,  Dálcio, que à luz da nova lei dos empréstimos não pode defrontar a equipa que o emprestou! Pelo menos, não seria esta a desculpa, desta vez!! Quanto ao onze do Benfica, sem surpresas dignas desse nome, Jardel, Talisca e Gonçalo Guedes iam a jogo, desta vez! 
11 inicial da 4ª jornada (vs "Os Belenenses") -  Foto retirada do facebook oficial do Sport Lisboa e Benfica
Jogo: O jogo começou com o Benfica a querer resolver tudo rapidamente e o primeiro golo surgiu logo aos 5 minutos de jogo quando Jonas com um cruzamento verdadeiramente "teleguiado" encontrou Mitroglou que com alguma facilidade bateu Tonel nas alturas, para cabecear para o primeiro do Benfica. Estava feito o mais difícil!! O Benfica parecia diferente. Pressionava mais alto e logo na saída de bola do Belenenses, não deixava os do restelo sair a jogar! No ataque, tudo parecia igualmente diferente. Com Talisca a bola entrava mais depressa nas alas e circulava mais rápido e com Jonas ou Mitroglou mais descaídos, era Gaitán quem deambulava pelo centro o que efectivamente trocou "as voltas" ao Belenenses que nunca se encontraram na primeira parte! Aos 18, golo de Jonas, num lance em que a defesa do Belenenses faz uma má abordagem permitindo que cara-a-cara com Ventura, o brasileiro fizesse o primeiro da sua conta! O Benfica estava por cima, mandava e controlava a seu belo prazer, sem conceder oportunidades na defesa (Luisão e Jardel entendem-se muito bem!!) e o 3-0 acabou por surgir com naturalidade, com Jonas, na pequena área a aproveitar um canto para fazer o seu 7º bis desde que chegou ao Benfica! 3-0 ao intervalo e o jogo parecia resolvido! Quem pensou que o Benfica ia "parar" a pensar no Astana enganou-se e em 10 minutos verdadeiramente "à Benfica", os encarnados chegaram à meia dúzia! Primeiro, num lance genial de Gaitán, Mitroglou após mau alívio da defesa azul aproveita para fazer o 4-0 e o seu terceiro na liga! Ainda os adeptos festejavam e já Gaitán marcava o quinto da noite, em mais um lance genial de entendimento entre o mesmo e Jonas, que assistiu o argentino! Coube a Talisca, com uma verdadeira bomba, como é dele costume, fazer o 6-0 final, voltando aos golos 7 meses depois e logo com um de levantar qualquer estádio!
Talisca festeja o seu primeiro golo no campeonato, o 6º da noite! -  Foto retirada do facebook oficial do Sport Lisboa e Benfica
Até ao fim do encontro e com o resultado feito, o Benfica tirou o pé do acelerador do "rolo compressor" (que afinal ficou na Luz, ao contrário do cérebro...) e controlou o encontro até ao apito final. Nota para a estreia e logo, por troca com Gaitán, de Nuno Santos que mostrou a irreverência associada aos jovens do Seixal. Pizzi, trocou com Mitroglou e Jonas, para os aplausos, deu lugar a Jiménez que voltou a mostrar bons pormenores, no entanto, o resultado não se alterou. 6-0, mas apenas 3 pontos. Mas 3 pontos importantes para entrarmos no Dragão em condições de o deixarmos líderes, tal como tinha objectivado, na antevisão deste encontro!
Nuno Santos em estreia na equipa principal! - Foto retirada do facebook oficial do Sport Lisboa e Benfica

Pós-jogo: Finalmente! Finalmente, à quarta jornada vimos o Benfica que todos queríamos ver. Sempre disse que a paragem para as selecções iria ser muito importante para Rui Vitória trabalhar a equipa à sua maneira! E assim foi. As suas ideias apareceram e os interpretes mostraram capacidade de as colocarem em prática! Júlio César foi um mero espectador e a defesa, com Jardel de volta, parecia outra. A linha de fora de jogo voltou a existir, a confiança na saída de bola apareceu de novo e a segurança reinou novamente. Os laterais, não tanto em jogo, mas com exibições q.b. estiveram menos activos no ataque, mas nunca comprometeram na defesa! 
No meio campo, Samaris voltou a estar muito bem, quer na recuperação, quer a iniciar as jogadas quando descia para o meio dos centrais. No entanto, foi Talisca quem me surpreendeu pela positiva. Muito em jogo, com um toque rápido, a fazer circular a bola e o primeiro a reagir à bola perdida, acabando inclusive com uma série de faltas que, ao contrário de alguns não considero "más". É preferível matar um lance naquela zona do terreno do que levar a que o adversário consiga sair com a bola controlada em situação de contra-ataque. Não fosse o jogão de Jonas e Gaitán e Talisca tinha sido a minha escolha para o melhor em campo. 
Saída para os aplausos da Luz de Gaitán, o melhor em campo! - Foto retirada do facebook oficial do Sport Lisboa e Benfica
Gaitán que, na primeira parte até nem estava a jogar por "aí além", fez na segunda parte jus ao nome de mágico. O melhor em campo! Há poucas palavras capazes de descrever este jogador que todos os anos é empurrado pela comunicação social para fora do Benfica mas que responde sempre desta forma, com classe e jogos tremendos! Enorme, enorme mesmo! Mereceu aquele enorme aplauso aquando da saída! Lucra Nuno Santos que entrou em campo, fazendo a estreia, "apadrinhado" pelo mágico argentino! Gonçalo Guedes esteve bem, irreverente, apesar de continuar a achar que a sua posição não é encostado à linha, mas sim a jogar, na frente de ataque, um pouco à imagem de Jonas
Jonas é o verdadeiro herói do Benfica neste momento. 5 golos em 4 jornadas, uma média de quase um golo por jogo desde que chegou ao Benfica. Qualidade em tudo, faz assistências, marca golos, vem defender, vem buscar bolas ao meio campo. Jonas é para mim, um dos melhores que vi jogar no Benfica e tem respondido com classe às críticas de quem disse que "sem Lima, não jogava metade...". Pois, na época passada por esta altura ainda não tinha começado a marcar e nesta, já é, isolado, o melhor marcador! Mitroglou bisa, em dois lances à "ponta de lança". Não é um portento técnico, mas cumpre e parece começar a entender-se com Jonas. O Benfica tem o melhor trio de avançados (e provavelmente, os 3 melhores da Liga) e Jiménez, que voltou a entrar bem, vai dar trabalho a Mitroglou! E ainda bem! Pizzi e Nuno Santos entraram numa altura em que o jogo estava decidido, pelo que não há muito a dizer acerca dos mesmos. Apenas felicitar Nuno Santos por concretizar o seu sonho! Rui Vitória não tem, efectivamente, medo de arriscar e de dar oportunidades a quem tem qualidade e, isso deixa-me, visivelmente feliz! Ver o Benfica acabar com Nuno Santos, Nelson Semedo e Gonçalo em campo só pode orgulhar os adeptos! Adeptos esses que voltaram a marcar forte presença no estádio! Mais de 42 mil que apoiaram uma equipa que fez o melhor jogo da época, em vésperas de Liga dos Campeões e visita ao Dragão. Apraz-me ver o Benfica jogar assim e espero que seja para manter! 
Jogadores a agradecerem o apoio de mais de 42 mil na Luz! - Foto retirada do facebook oficial do Sport Lisboa e Benfica

Por falar em adeptos, é inadmissível que numa claque em que todos os seus elementos são adeptos do mesmo clube haja esta guerra interna. São assuntos sérios estes e que não podem ser "atirados" para debaixo da mesa! Os petardos não podem estar num campo de futebol, pura e simplesmente! E se a UEFA  já nos avisou por diversas vezes, qualquer dia, vamos todos mandar petardos nas nossas casas, porque o Benfica vai jogar à porta fechada! Há que identificar os elementos responsáveis e evitar situações desnecessárias (e um pouco exageradas...) como a que se viu ontem com a polícia de intervenção! 

Aos NN gostava de dizer que são verdadeiramente enormes no apoio ao Benfica e que muitos deles são pessoas sérias, mas que os hooligans têm de sair do futebol. Sois diferentes de todos? Então mostrai-o! Achais que os outros são patéticos por contra um Tondela festejar um golo ao som de "quem não salta é lampião" ou contra um Guimarães, em pleno Dragão só se ouvir "SLB SLB"? Então porque raio os quereis imitar na desordem e na estupidez? Chega de brincar com coisas sérias! Tirem os petardos da Luz, antes que nos tirem a todos nós de lá! 

Saudações Gloriosas!

PS: Ironia ou não, no primeiro jogo da época que estive na Luz, a Nota Artística reapareceu... Há coisas do caraças (ou do car****)! 
Bom fim de semana, a todos! Hoje dormi, finalmente, feliz com o que vi! 

3 comentários:

  1. Uma vergonha o que se passou nas bancadas no final do jogo. Belas palavras as suas, para os NN. Duvido é que cheguem a quem realmente importa.

    Bom blog. Parabéns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente sim. Podem não chegar as minhas mas chegarão a de muitos outros que partilham da mesma opinião. Sou apenas mais um na defesa do Benfica!
      Obrigado! Volte sempre!

      Eliminar
  2. mas quais petardos? os NN tavam era a passar coca que o presidente tinha mandado para eles poderem ter bilhetes a pala

    ResponderEliminar