quarta-feira, 19 de agosto de 2015

[Beijing 2015] Eles também são Benfica!


Sábado, dia 22 de Agosto de 2015, às 7:35 locais (00:35 em Lisboa), em Pequim, iniciarão com a prova da Maratona Masculina, os 15º Campeonatos do Mundo de Atletismo da IAAF! 

Portugal, ao contrário de outros gloriosos tempos, apresentar-se-á na capital chinesa com uma comitiva de 16 elementos (no entanto melhor que há dois anos onde apenas estavam 13 atletas). Dos atletas que viajaram para a China, 8 são atletas do Sport Lisboa e Benfica, o que nos torna o clube mais representado nestes campeonatos!

Com a caixa vermelha, os atletas do Sport Lisboa e Benfica!
Apesar de se tratarem de desconhecidos para alguns, são atletas que honram o nosso símbolo e que contribuíram para a revalidação de todos os títulos nacionais de equipas, no masculino (Campeonato Nacional de Corta-Mato Longo e Curto, de Estrada, de Pista Coberta e de Pista ao Ar livre!)! Eles também são Benfica e muitas vezes sentem-no mais que muitos porque todos os dias, quase sem apoios continuam a trabalhar e a lutar para uma presença num Campeonato do Mundo ou numas Olimpíadas.
Não obstante esta pequena "diferenciação" entre atletas pertencentes aos quadros do Sport Lisboa e Benfica e aos não pertencentes, gostava que todos os atletas pudessem trazer uma medalha para casa e irei apoiar todos da mesma forma, pois estão a representar Portugal e ao contrário de outras modalidades, muitos dos atletas, ainda que em clubes rivais treinam juntos e apoiam-se mutuamente!

YAZALDES NASCIMENTO (100M)
É o único velocista português a marcar presença em Pequim e fez a sua melhor marca de sempre (10,16s) esta época. É o primeiro português a entrar em pista, no dia 22, às 05:40(PT), numa das primeiras eliminatórias dos 100m. Se se qualificar para a ronda seguinte, irá entrar em pista, novamente no dia 22, às 12:10(PT). As meias finais e a final, ocorrerão no dia seguinte, às 12:10 e às 14:15. Num ano em que os melhores velocistas estão efectivamente muito rápidos, uma chegada às meias-finais considerar-se-ia uma óptima prestação do "nosso" velocista benfiquista!

HÉLIO GOMES (1500M)
O melhor meio-fundista masculino português da actualidade (Rui Pinto esteve muito bem esta época, também...) esteve fora dos campeonatos e acabou repescado por a sua marca (3:37:75) estar entre as 45 melhores do mundo! O atleta vianense fez, talvez, a sua melhor época, com muitas marcas de grande nível (apesar de ter ficado a 25 centésimos do seu melhor tempo) e recebe esta entrada nos Campeonatos do Mundo como que uma recompensa por este ano de trabalho. Irá entrar em pista para a 1ª eliminatória dos 1500m, no dia 27, às 03:35 e, sabendo-se que será bastante difícil uma qualificação, poderá re-entrar em pista para as meias-finais no dia seguinte, dia 28, às 12:55. No caso de uma história qualificação para a final, todos estaremos a apoiar, no dia 30, pelas 12:45!
O atleta benfiquista já por diversas nos surpreendeu (o 4º lugar no Campeonato da Europa há 3 anos, quando ninguém o fazia prever...) e, sabendo que no meio-fundo, muitas vezes as provas são demasiado tácticas (o que as torna bastante imprevisíveis), acreditamos que uma chegada às meias-finais seria uma prestação honrosa e bastante boa do minhoto!

NELSON ÉVORA (TRIPLO SALTO)
O campeão olímpico de 2008, neste mesmo estádio, volta 7 anos depois ao local que o consagrou. Após 7 duros anos, de muitas lesões, paragens, Nelson volta a apresentar-se numa forma que o faz acreditar num lugar no pódio. Campeão Europeu de pista coberta esta época, apresenta-se em Pequim com a nona melhor marca do mundo (17,24cm - "apenas" a 50 cms do seu recorde pessoal e de Portugal). Entrará em pista no dia 26, às 3:00, para disputar o acesso à final, que decorrerá no dia 27 às 12:10.
O atleta português pode, efectivamente, sonhar com uma medalha apesar do alto nível que os americanos demonstraram esta época! No entanto, um lugar entre os 8 primeiros (finalista) seriam um bom resultado para o saltador benfiquista, sem nunca podermos olvidar o calvário que o atleta teve para voltar ao topo do atletismo mundial!

TSANKO ARNAUDOV (LANÇAMENTO DO PESO)
O lançador português bateu, no início deste ano, o Recorde de Portugal (até então de Marco Fortes, também atleta do Sport Lisboa e Benfica - tentou até ao último dia a entrada nos Mundiais, o que infelizmente acabou por não acontecer), quando, em Lisboa, atirou o engenho a 21 metros e 06 centímetros. Desde então, não voltou a aproximar-se dessa marca, demonstrando que os Campeonatos do Mundo chegam um pouco tarde para ele. No entanto, espera-se que Tsanko lance "à Benfica" e, no dia 23, às 03:05 se qualifique para a final, que decorrerá no mesmo dia às 12:30. Apesar de ter a 9ª melhor marca mundial, a mesma está um pouco inflacionada. Uma qualificação para a final seriam um bom resultado do português, filho de pais búlgaros mas que está em Portugal desde muito jovem (ele mesmo é ainda um jovem, apenas 23 anos!!).

SÉRGIO VIEIRA (20KM MARCHA)
O irmão gémeo de João Vieira (atleta do Sporting Clube de Portugal) é já um "veterano" nestas andanças. Os 39 anos parecem não pesar, mas um lugar nos 15 primeiros poderá ser considerada uma prestação bastante boa do português que esta época apresenta (em conjunto com o seu irmão) a 33ª melhor marca mundial com 1:21:51. Competirá, numa final directa, no dia 23, quando forem em Portugal, 01:30.



PEDRO ISIDRO (50KM MARCHA)
Na prova mais longa do atletismo, estará outro benfiquista. Pedro Isidro, ainda não fez esta distância em 2015, mas a marca do ano passado (recorde pessoal de 3h56m15s) vale-lhe a 39ª melhor marca entre os inscritos. Terminar uma prova tão dura e longa como esta é sempre bom. O lugar será porventura o menos importante, obstante se tratar de um campeonato do mundo. Espera-se que dê o seu melhor e tente melhorar a sua marca e o lugar de há dois anos em Moscovo, onde foi 28º. Competirá, no dia 29, às 00:30. 


DULCE FÉLIX (10000M)
A par de Nélson Évora são as grandes esperanças benfiquistas para uma medalha (ou lugar de finalista). Há muito tempo que Dulce Félix está habituada a competições internacionais, tendo sido, inclusive campeã da Europa em 2012. Nos Campeonatos Mundiais, a concorrência é outra e de outro nível, com as africanas a mostrarem um domínio muito grande. No entanto, a nortenha apresentar-se-á no dia 24, às 13:35, com a 9ª melhor marca entre as presentes (31m34s17). Na mesma prova onde também a sportinguista Sara Moreira lutará por um lugar de destaque, espera-se a tradicional entrega e fibra da nossa atleta que quererá melhorar a sua melhor participação de sempre num Campeonato do Mundo, quando há 4 anos foi 8ª em Daegu (nesta mesma distância).


SUSANA COSTA (TRIPLO SALTO)
Com a mesma marca da recordista nacional (Patrícia Mamona - Sporting Clube de Portugal), a benfiquista fez a sua melhor época. Bateu o seu recorde pessoal (14,32m) e apresenta-se em Pequim com a 9ª marca (empatada com Patrícia Mamona que também estará presente). Espera-se que lute e alcance um lugar na final onde tudo pode acontecer. Entrará em pista, pela primeira vez, no dia 22, às 12:10, e, acreditando que estará no pleno das suas capacidades para chegar à final, voltará a saltar no dia 24, quando forem 12:30. 


Os restantes atletas que compõem a comitiva portuguesa são:
João Vieira (20Km Marcha) SCP - dia 23, às 01:30;
Sara Moreira (10000M) SCP - dia 24, às 13:35;
Patrícia Mamona (Triplo Salto) SCP - dia 22, às 12:10 + dia 24, às 12:30 (Final?);
Irina Rodrigues (Lançamento do disco) SCP - dia 24, às 02:35 + dia 25 às 12:00 (Final?);
Ana Cabecinha (20Km Marcha) - Oriental de Pechão - dia 28, às 01:30;
Inês Henriques (20Km Marcha) - Natação de Rio Maior -  dia 28, às 01:30;
Vera Santos (20Km Marcha) - SCP - dia 28, às 01:30;
Filomena Costa (Maratona) - Jardim da Serra - dia 30, às 00:30.

A todos os atletas desejo a mais sincera "Boa Sorte" e que se esforcem e dêem o melhor!
Aos benfiquistas em especial, que corram, lancem, saltem "à Benfica" e com a nossa fibra e o apoio dos nossos, que tragam o melhor resultado possível!

Saudações Gloriosas,
Nota Artística

PS: No outro dia, em conversa com um dos atletas que estará presente nestes campeonatos, o mesmo disse-me algo acerca da discrepância de apoios nas diferentes modalidades que me deixou a pensar: "Portugal tem 4 medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos. As 4 no Atletismo.." . Silêncio total na sala.  

2 comentários:

  1. Boa sortee a todos e tragam as medalhas que conseguirem!
    Bom "artigo". Útil e bem construído. Continua!
    Saudações Gloriosas,
    ERNAHS

    ResponderEliminar