domingo, 16 de agosto de 2015

Jogar "à Benfica" - o começo!

- Um café "à Benfica", se faz favor. - peço, no café do costume. O empregado, o velho Zé, olha o relógio calmamente e sorri. Sabia exactamente o que me levava a estar ali, numa tarde solarenga de domingo. 17:15, do dia 25 de Agosto de 2013, fixando os olhos na televisão.
- Sai já... A ver é se não é "à Benfica" da semana passada. - brinca. Já lidava bem com estas picardias com o velho Zé, sportinguista do tempo dos 5 violinos e das muito velhas glórias. Mas algo naquela tarde parecia dar razão ao Zé. Não sabia se era o medo do minuto 92, o nervosismo de um começo de época aos trambolhões na Madeira, mas aquele Gil Vicente criava um nervoso miudinho que só sentia em jogos grandes... o que não aplicava ali, de todo. O jogo acabou por dar razão ao estado nervoso inicial.. A bola parecia não querer entrar. Ora era o Lima desastrado, ora o Gaitán que decidia acertar em tudo menos no fundo das redes... Até que a meio da segunda parte, um Maxi mais cansado que o habitual, a correr contra um Diogo Viana mais motivado que nunca e pronto, o Gil estava na frente. Até ao fim do jogo, o tempo que até ali já parecia passar a correr, passou literalmente a voar... Faltavam 5 minutos e o velho Zé aproximava-se para que lhe pudesse pagar o meu café e a água que tinha pedido ao intervalo.
- Está difícil hoje, rapaz...
- É... 5 minutos "à Benfica" e ainda dá para dar a volta a isto. - o velho Zé riu-se. A expressão que tanto utilizava parecia não fazer sentido naquele dia. Mas havia a esperança de por um dia que fosse a sorte nos sorrir a nós, que tanto havíamos sofrido com a falta dela. E mal acabara a frase e o Markovic já me fazia saltar (como tantas vezes me iria fazer...) Um "Golo" ecoou no café. Olhei para o símbolo da camisola que orgulhosamente carregava sempre que o Benfica jogava e me fazia deslocar ao café do Zé. "Só mais um", sussurrei para mim mesmo. De punho cerrado, quis acreditar que aqueles podiam ser mesmo minutos "à Benfica". Lima acabou por me dar razão e mal me tinha sentado de celebrar o primeiro, voltei a gritar. Não contive um "Foda-se" para libertar a tensão de 90 minutos de verdadeira desilusão, completados com 5 minutos "à Benfica", como tinha pedido. Olhei para o Zé, que sorria ao me ver naquele estado de emoção.
- Hoje foi mesmo "à Benfica".
5 minutos "à Benfica" (Foto retirada do website zerozero.pt)
- Só no teu café! Só no acreditar, só nestes 5 minutos.. De resto, há muito a fazer para este ser o meu Benfica e jogar "à Benfica"... - Não falei mais. Como poderia ele saber? Só nós sentimos assim. Só nós queremos assim, só nós podemos dizer com conhecimento de causa o que é jogar, acreditar e viver "à Benfica". O resto da época acabou por me dar razão: aquele começo aos solavancos, só com muito trabalho levou a que fosse uma época "à Benfica". E no fim, só nós nos sentimos Benfica... "à Benfica"!

Quem me conhece, sabe que esta expressão está para mim, como o próprio Benfica. Daí que, tal como esta pequena história pretende mostrar, a use para quase tudo (este é apenas um dos exemplos que mais me recordo e que mais me tocou nos últimos tempos...). O Benfica, como muitos apelidam, é uma religião, um lema de vida... Para mim, enquanto benfiquista, Jogar "à Benfica" pretende ser um blogue que defende o Sport Lisboa e Benfica, mas que pretende também dar alguma voz a modalidades menos conhecidas e a atletas que poucas vezes são "falados" na blogosfera benfiquista! (Porque para mim, Benfica não é nem nunca poderá ser só Futebol!!) Espero que, em primeiro lugar, me brindem com a vossa visita! Em segundo, apreciem o comentário, mesmo que não partilhem da mesma opinião. E em terceiro lugar, quer pensem um pouco como eu ou não, que comentem, apresentem alternativas... Em suma, participem! Da minha parte espero estar à altura deste desafio! 
não é diferente! Daí que não poderia nomear este meu pequeno projecto de outra forma.

Cumprimentos,
Nota Artística (a verdadeira, não aquela que Jorge Jesus apelidou de sua...)

PS: Simbolicamente, e apesar de já estar preparada há alguns dias, esta primeira mensagem será publicada no dia 16 de Agosto de 2015, dia do primeiro jogo do Sport Lisboa e Benfica na Liga NOS 2015/2016! Tal como do S.L.Benfica amanhã espero que este blogue jogue "à Benfica" e entre a ganhar! 

7 comentários:

  1. Amanhã que sejam 18 vezes "5 minutos" à Benfica.

    Venham lá 90 minutos de Festa que a malta está a precisar de libertar o stress da pré-época.

    Fred
    Tudo Por Ti Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem eu diria melhor!

      Pré-época demasiado stressante e com demasiados casos!

      Eliminar
  2. Então mas o post foi às 00:23 de 16 de Agosto e os comentários são do dia anterior???
    Parabéns pelo blogue e viva o Glorioso!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda sou novo nisto, mas realmente, é estranho :X Talvez por ser uma publicação agendada que eu acabei por "editar" ás 00:23.
      De qualquer das formas, vou averiguar melhor, eheh.
      Obrigado!
      Carrega Benfica!

      Eliminar
    2. Já percebi! Tudo questões de fuso horário!! Estava -8 para os comentários e 00 para as publicações! Agora já está resolvido! Obrigado pelo alerta!
      Cumprimentos

      Eliminar
  3. Bom dia. Bonita publicação. Vamos começar à Benfica, ganhando com categoria ao Estoril. Estou confiante.
    Felicidades para o blogue

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também! Principalmente porque volta o Luisão e jogamos em casa, onde as coisas costumam correr bem!
      Obrigado !
      Cumprimentos

      Eliminar